Versão em inglês Versão em Português-Brasileiro

Logotipo
OSTEOPATIA

A Osteopatia é um tratamento criado pelo americano Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917). É um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).

RPG

A Osteopatia está baseada na anatomia, na fisiologia e semiologia, é um tratamento que se baseia em exame clínico. É um tratamento altamente especializado e diferenciado, uma vez que, através de Terapia Manual, atua não somente nos ossos e músculos, mas também em outras estruturas pouco exploradas em outras técnicas, como por exemplo, as vísceras.

Existem dores, aparentemente relacionadas exclusivamente ao sistema musculoesquelético, que podem também estar relacionadas com as vísceras, como estômago ou fígado, por exemplo. Com este raciocínio clínico diferenciado, a Osteopatia apresenta excelentes resultados no tratamento dos pacientes.

Dentro da filosofia osteopática, a importância dada aos processos naturais do corpo é enorme e, por esse motivo, grande parte dos conceitos osteopáticos e mesmo seus procedimentos de tratamento são pautados nos mecanismos reguladores do sistema nervoso central e autônomo.

A validade da Osteopatia é tão concreta que é recomendada e incentivada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), como prática de saúde.