A Fisioterapia Articular Analítica é um método de Terapia Manual específico para as articulações, baseado nos estudos biomecânicos do belga Raymond Sohier, desde o fim dos anos 1940. É uma técnica com boa reputação na Europa. O corpo humano pode modificar o posicionamento de seus segmentos por meio de reações antálgicas (causadas pela dor) ou de adaptações estáticas, assim “escondendo” a lesão primitiva. Essa adaptação da máquina humana perturba o posicionamento acima e abaixo da articulação envolvida na lesão.
Na Fisioterapia Analítica trabalhamos na origem das lesões, para a preservação dos tecidos do aparelho locomotor. Influencia, de maneira favorável, os equilíbrios biológicos dos tecidos pela normalização articular.
A vantagem das técnicas analíticas é que elas raramente apresentam contra-indicações, graças a sua delicadeza, e também por não solicitar as estruturas demasiadamente. As sessões são individuais e duram aproximadamente 1 hora. Extremamente eficaz e surpreendente pelos resultados.
A Fisioterapia Articular Analítica Concept Sohier, é indicada para:
- Prevenção e tratamento de artroses;
- Disfunções articulares (ATM, joelhos, tornozelos, quadris, ombros, cotovelos, punhos, dentre outras);
- Escolioses;
- Cefaléias cervicôgenicas (dor de cabeça com componente cervical predominante);
- Cervicalgias, dorsalgias e lombalgias
- Protrusões e hérnias discais;
- Periartrite do ombro;
- Tendinites, bursites, epicondilites;
- Síndrome do Túnel do Carpo;
- Entorses de tornozelo.